Kate Winslet comemora o seu 45º aniversário esta segunda-feira, dia 5 de outubro. O percurso da atriz culminou, entre outras conquistas, no título de atriz mais jovem a ser nomeada para seis Óscares, com apenas 31 anos. Kate é conhecida também por ser uma das poucas pessoas com três dos quatro principais prémios da indústria de entretenimento americana (Grammy, Emmy e Oscar).

Contudo, antes da ascensão ao estrelato que estas nomeações e a participação em blockbusters como o filme Titanic (1997) potenciaram, Kate Winslet começou a sua formação artística através de um presente da avó. A avó reconheceu o potencial de Kate, com apenas 11 anos, e conseguiu financiar a sua formação na cara e prestigiada Redroofs Theater School.

Pouco depois, com 13 anos, fez a sua primeira aparência num anúncio para cereais de pequeno almoço. A partir daí, seguiram-se várias participações em peças de teatro e em séries televisivas britânicas. Aos 17, após dura competição pelo papel principal de Amizade Sem Limites (1994), estreou-se no grande ecrã. Depois de participar em adaptações cinematográficas de peças e livros com algum renome, como Razão e Sensibilidade e Hamlet, deixou a sua marca no coração de milhões de espectadores enquanto Rose no célebre filme Titanic (1997).

Contudo, após esta explosão mediática, Winslet decide participar principalmente em produções mais pequenas, ainda que aclamadas pela crítica, para “descansar a imagem”. Assim, acabou por marcar a sua presença em produções como O Expresso de Marrakesh (1998) ou Fogo Sagrado (1999) ao invés de propostas para filmes como Shakespeare Apaixonado ou Ana e o Rei.

Nos anos seguintes, continuou a marcar presença no mundo do cinema com inúmeras participações, com destaque para Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000), Iris (2001), A Vida de David Gale (2003) e, claro, O Despertar da Mente (2004).

Contudo, apesar de uma carreira extremamente bem-estabelecida, a atriz não dá sinais de abrandar com participações anuais consistentes no cinema. O próximo papel de Kate Winslet é no filme Avatar 2, com estreia marcada para 2021.