“As nossas salas” é o nome do projeto que permitiu construir 17 salas de convívio na unidade de saúde bracarense.

Esta sexta-feira, foram inauguradas no Hospital de Braga 17 salas de convívio, no âmbito do projeto “As Nossas Salas” da Liga de Amigos desta unidade de saúde. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na inauguração e elogiou o exemplo dado nestes “tempos difíceis” de pandemia.

“É preciso termos uma sociedade civil forte, o que significa que as pessoas devem empenhar-se naquilo que é coletivo; serem menos egoístas e mais solidárias, nos momentos difíceis e noutros momentos em que é preciso o heroísmo anónimo”, frisou. Para o chefe de Estado, todos os que contribuíram para a realização do projeto da Liga de Amigos do Hospital de Braga “são sociedade civil”.

Felisbela Lopes, presidente da Liga de Amigos do Hospital de Braga, sublinhou na sessão de apresentação a “enorme generosidade” de quem doou para o projeto. Acrescentou ainda que o fundo solidário “reuniu, em dois meses, 296.649 euros”, permitindo a aquisição de diversos equipamentos como, por exemplo, um ventilador.

Por seu turno, João Porfírio de Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, reforçou a necessidade de “humanizar” as instituições. “Este projeto é a prova viva de que, em conjunto e de forma solidária, podemos tornar o ambiente hospitalar num lugar acolhedor, fazendo a diferença na vida de todos aqueles que, por motivos de saúde, passam por momentos de fragilidade”, concluiu.

Com esta intervenção, todas as salas de convívio do Hospital de Braga estão, agora, dotadas de zonas de refeições. Como tal, foram equipadas com microondas e forno, permitindo ainda aos utilizadores usufruir de salas de estar com mesas, cadeiras e sofás.