O projeto de música ao vivo da CAISA, em Guimarães, foi o primeiro a ter transmissão online.

A Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação (CAISA), em Guimarães, tem levado a cabo um projeto “pioneiro em Portugal”. A CLAV Live Session consiste numa série de concertos de artistas nacionais e internacionais com formato presencial e também transmissão online.

Os concertos, que abrangem todos os géneros musicais, acontecem na sede do Centro e Laboratório Artístico de Vermil (CLAV). Desta forma, promovem uma programação artística regular e descentralizada, sendo um espaço localizado numa freguesia rural do município vimaranense.

Em comunicado, a organização refere que “o conceito é inovador em Portugal”, permitindo ao público “assistir a um conjunto de concertos intimistas como se num estúdio de música estivessem”. Assim, o grupo presencial permitido, de 25 espectadores, usa como escuta auscultadores de estúdio.

Para além disso, a nota sublinha o facto de este ser “o primeiro projeto de programação musical no país a utilizar o formato misto para as suas sessões, com público e transmissão online”. Desta forma, os concertos têm contado com uma média de 5500 visualizações pelo video streaming (no final de cada sessão).

De salientar ainda que, no período de confinamento, as CLAV Live Session foram “o único projeto de programação regular no país que não encerrou”, com as sessões a realizarem-se sem público.

A fechar este ano, as CLAV Live Session vão contar com mais dois eventos: Atlantic Percussion Group (13 de novembro) e Spicy Noodles (11 de dezembro). Os concertos são gravados e disponibilizados no site da CAISA.