Distinguido pelo Guia dos Teatros como “Melhor Espetáculo Não Profissional 2020”, conta com texto e encenação de Cândido Sobreiro.
O Theatro Gil Vicente recebe no próximo sábado, dia 24 de outubro, o espetáculo do Teatro de Balugas, “Raposos”. A história que remota às origens bucólicas e incide um alerta sobre a propriedade da terra e sobre os seus elementos naturais encerra o Festival de Teatro de Barcelos.
Tudo começa com a construção de uma barragem, e ao contrário das grandes barragens que engoliram aldeias inteiras, esta tem um tamanho tão reduzido que não ultrapassa a dimensão das portadas da igreja da localidade.
O abandono da barragem tem consequências graves. A não passagem da água levou à secura do rio e, por extensão, à evasão da aldeia. Contudo, a história não se foca nas personagens que buscam melhores condições de vida, mas sim nas que não fugiram. Agora os lutadores, entre homens e bichos, tudo tentam para encontrar algum sinal de água.
Devido à Covid-19, o espectáculo irá decorrer sobre algumas regras, como o uso obrigatório da máscara, o cumprimento da distância de segurança e o cumprimento das regras que são emitidas pelos colaboradores do espaço cultural. Tudo para que a fábula sobre esconderijos, animais e homens antigos corra nas melhores condições cívica e teatral.
Os bilhetes para “Raposos” podem ser adquiridos na bilheteira do Theatro Gil Vicente ou através da bilheteira online por um preço de três euros e para um público com idade igual ou superior a seis anos.