Rede de Bibliotecas de Braga explora a literacia no novo ano letivo
A entidade apresenta um conjunto variado de atividades que preveem promover as literacias da leitura, da informação e dos media.
A Rede de Bibliotecas de Braga pretende continuar a promover atividades junto da comunidade escolar e dos cidadãos em geral. A entidade vê outubro, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, como “uma oportunidade para as bibliotecas escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas”.
Desta forma, as iniciativas iniciam-se com a comemoração do mês. Uma das propostas em destaque corresponde à inauguração da requalificada Biblioteca Escolar de Esporões do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio. A celebração ocorre no dia 26 de outubro pelas 10 horas.
Segue-se, assim, o Concurso Nacional de Leitura (CNL), divido em três momentos distintos. A 14.ª Edição do CNL decorre entre o dia 1 de outubro de 2020 e o dia 5 de junho de 2021, em Oeiras.
De 29 de outubro a 22 de fevereiro dá-se a fase concelhia – escolar e municipal. Já de 8 de março a 26 de abril realiza-se a fase intermunicipal, a cargo do Município de Vila Verde. Por fim, a 5 de junho 2021 concretiza-se a final da fase nacional.
Para além do referido, ao longo do ano letivo, a Rede de Bibliotecas de Braga vai realizar o Ciclo de conferências LLL – Livros, Leitura e Leitores, contando com especialistas ligados à Leitura, Escrita e Literatura, e um conjunto de ações formativas dirigidas à comunidade escolar. No mês de março irá ocorrer a iniciativa “Poesia ao Centro” e a Semana da Leitura.