No entanto, o presidente apelou a que todos fossem agentes de saúde pública.

Esta quarta-feira, Ricardo Rio lançou um vídeo na página do município de Braga para esclarecer a comunidade. O presidente garante não haver surtos de contaminações, mas pede que todos tivessem atenção à ação individual, visto que é no “contexto familiar, laboral e educativo” que o número de contaminações é mais elevado.

O concelho regista assim, segundos os dados da autarquia, 2.600 casos positivos. Quanto às mortes a declarar, o número parece ter estabilizado nos 74.

O agravamento da situação tanto a nível regional como nacional e mundial não se tem refletido “diretamente na capacidade de resposta das unidades de saúde”. O Hospital de Braga “tem cerca de 75% da sua capacidade disponível para apoio a doentes COVID ocupadas, mas a verdade é que quase 50% dessa população tem a ver com o apoio que também está a prestar a outras Unidades de Saúde em toda a Região Norte”, garante Ricardo Rio.

Ainda neste vídeo, o presidente do Município Bracarense apelou à vacinação contra a gripe sazonal. Um “estímulo que dá os primeiros passados junto dos trabalhadores do Munícipio”, explica.

Para o presidente do município de Braga, a solução não passa por um novo confinamento na cidade de Braga. Assim, reforça que “viver com regras não é abdicar de viver” apelando a que a cidade dê as mãos para juntos fecharem as portas ao vírus.