Vitória tranquila garante entrada positiva na competição.
O Estádio Municipal de Braga serviu de palco para o confronto entre SC Braga e AEK. No primeiro jogo da edição 2020/2021 da Liga Europa, os minhotos levaram a melhor e venceram por 3-0.
Os Gverreiros do Minho entraram com os olhos postos na baliza adversária. Logo aos dois minutos, Castro rematou para uma defesa a dois tempos do guardião grego. Já ao minuto cinco, foi a vez de Paulinho tentar abrir o marcador, mas o esforço do avançado saiu ligeiramente ao lado.
A equipa minhota assumiu o controlo do jogo, mas os visitantes mantiveram-se coesos defensivamente, o que dificultou a manobra ofensiva bracarense. Porém, aos 38 minutos, Fransérgio esteve muito perto de inaugurar o placard, mas o cabeceamento do médio brasileiro saiu a rasar o poste direito da baliza dos homens de Atenas.
Depois do aviso, chegou o primeiro golo da partida. Ao minuto 44, Ricardo Esgaio cruzou da direita e Galeno respondeu da melhor forma ao passe do companheiro, fazendo o 1-0, resultado com o qual as equipas recolheram aos balneários para o intervalo.
Na segunda parte, o AEK entrou por cima da partida. Aos 50 minutos, Matheus foi obrigado a aplicar-se para negar o empate a Chygrynskiy. Apesar desta boa entrada da turma forasteira, o SC Braga voltou à carga e ameaçou o segundo golo por duas ocasiões. Primeiro, Sequeira testou a atenção do guardião adversário e, de seguida, Tsintotas negou o golo a Fransérgio. Na recarga, Galeno esteve perto de bisar, mas o remate foi às malhas laterais.
Ao contrário do que aconteceu na primeira metade, o jogo tornou-se dividido, com oportunidades para ambos os lados. Aos 63 minutos, o guarda-redes bracarense foi ultrapassado por Tankovic, que serviu Nélson Oliveira, mas o avançado português desperdiçou a oportunidade de empatar a partida.
Aos 72 minutos, Ricardo Horta teve a oportunidade de sentenciar o encontro, mas falhou o alvo no frente a frente com o guardião forasteiro. Já Paulinho, aos 78 minutos, não vacilou e fez o segundo golo dos comandados por Carlos Carvalhal. Com o resultado controlado, os braguistas geriram a vantagem e, até final, aproveitaram um erro dos gregos, para num contra-ataque, ao minuto 88, Paulinho assistir Ricardo Horta e o médio português estabelecer o resultado final em 3-0.
Com este triunfo, o SC Braga entra na competição com o pé direito e partilha a liderança do grupo G com o Leicester City. Agora, o foco volta a virar-se para a Liga NOS, com os Gverreiros a deslocarem-se até Guimarães para defrontrar o Vitória SC, num dérbi minhoto agendado para as 20h do próximo domingo.