Sapatilhas são produzidas a partir de borras de café, borracha reciclada, fibras naturais de coco e ananás.
Re-Coffee, startup de Vila Nova de Famalicão, lançou uma nova coleção de sapatilhas vegan. A marca recebeu o selo Famalicão Visão 25, na categoria Famalicão Made IN e contou com o reconhecimento do presidente da Câmara, Paulo Cunha. “Deixo um rasgado elogio à iniciativa. Estão a aplicar de forma sublime a tese da economia circular, caminhando para o ideal de eliminação total de resíduos no processo produtivo”, afirmou no âmbito do Roteiro pela Inovação de Vila Nova de Famalicão.
A iniciativa foi desenvolvida por um grupo de jovens empreendedores, a partir de uma ideia do estudante de Engenharia de Materiais da Universidade do Minho, Rui Monteiro. “Não foi um processo fácil, foi preciso perceber como secar e esterilizar as borras para neutralizar a substância, mas descobri um mundo de possibilidades”, declarou Rui Monteiro, em comunicado. Rui Monteiro prontificou a base para o lançamento da coleção de sapatilhas, enquanto que a comunicação, a gestão e o design foram pensados pelo resto da equipa.
A iniciativa Re-Coffee iniciou a sua atividade em 2019 com o primeiro lançamento de sapatilhas vegan. As sapatilhas são constituídas por uma nova matéria-prima (coffee leather) criada por Rui Monteiro. Esta matéria-prima engloba 50% de borra de café e 70% de borracha reciclada. Cada sapatilha apresenta borras de café de 33 cafés expresso.
A coleção Kaffa Line é unissexo e está à venda no Instagram, Facebook da Re-Coffee e no site da Etsy. As sapatilhas estão disponíveis em modo Caramel, Latte, Pingatto, Coffee, Late Machiatto e Red Velvet.