Este combate à propagação do vírus é fruto de uma articulação entre a Câmara Municipal, a segurança social e as autoridades de saúde.
Os funcionários e colaboradores dos lares de idosos do concelho de Guimarães estão a ser testados na segunda fase do programa de testagem preventiva à Covid-19. O centro distrital da segurança social assegura a realização dos testes para todos as instituições com mais de 49 utentes e, em complemento, o Município de Guimarães assume a realização de testes aos funcionários nos restantes lares/instituições.
“A Câmara Municipal mantém uma posição de total disponibilidade para ajudar e complementar o apoio necessário com as entidades de saúde e da área social a fim de proteger a população considerada de maior risco ao contágio do vírus”, enfatizou Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em comunicado.
O autarca explica que desde o início da pandemia que o Município de Guimarães está a dar resposta no combate à propagação do vírus, numa estreita articulação com as autoridades de Saúde, com a realização de milhares de testes à Covid-19, principalmente nos lares de idosos. No Multiusos de Guimarães foi criada uma primeira unidade de rastreio, com a realização de mais de uma centena de testes por dia, em parceria com a Unilabs e a ARS-Norte. Foi, ainda, implementado uma segunda unidade de rastreio no antigo edifício da estação da Comboios de Portugal (CP), em parceria com o ACES do Alto Ave.
A estas unidades, acresce a resposta do protocolo efetuado com a Escola de Medicina da Universidade do Minho e o Hospital Senhora da Oliveira, de maneira a assegurar a continuidade da realização dos testes necessários de modo a identificar e diminuir as redes de contágio.