A nova exposição apresenta uma cronologia dos trajes vianenses, desde o século XIX até ao século XXI. Inclui também um tear manual a ligar o piso 0 ao piso 1.
O Museu do Traje de Viana do Castelo inaugurou a exposição permanente “Trajar – Memórias no Tempo”. Funciona como uma viagem pela história de 200 anos dos trajes típicos da cidade minhota.
A exposição serviu de mote para a renovação da imagem do Museu do Traje. A Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) explica que a imagem museológica se tornou “mais informativa, graficamente mais enriquecida e legendada em bilingue, atendendo ao elevado número de turistas que visitam a cidade”.
Além da apresentação do traje vianense através da descrição detalhada das peças que o constituem, é também possível conhecer a história do Museu do Traje, localizado no edifício do antigo Banco de Portugal. Criado em 1997, este assume a missão de estudar e divulgar a identidade o património etnográfico vianense através do traje à vianesa.
O Museu iniciou em 2002 o processo de adesão à Rede Portuguesa de Museus, tendo sido certificado em 2004. Assim, este tem grandes responsabilidades no estudo, conservação e divulgação dos bens culturais.