O evento ajudou os participantes a construir a sua carreira promovendo o contacto com o mercado de trabalho.
A START POINT Summit, maior feira de emprego, empreendedorismo e formação da região minhota, organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), teve início a 12 de outubro com o Programa de Aceleração de Carreiras. O evento decorreu até esta terça-feira em formato exclusivamente online e gratuito.
O último dia do evento arrancou com uma cerimónia de abertura, contando com a presença do presidente da AAUM, Rui Oliveira, e do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro. Rui Oliveira discursou e admitiu que a associação teve que se adaptar a estas novas condições para realizar o evento pelo online. “É um dia marcante para a academia e de impulsionar as nossas carreiras. Esperemos que seja memorável e que um dia alguns de vós voltem aqui, mas como mentores e oradores. Este evento é feito para vocês”, acrescenta.
Rui Vieira de Castro deu as suas felicitações à associação pelo trabalho e pela persistência em realizar este evento. “Naturalmente, a universidade está preocupada com os processos, cada vez mais complexos, da transição dos estudantes para o mercado de trabalho”.
A START POINT Summit culminou no dia 20 de outubro com a realização das Talks, onde foram discutidos temas e experiências, com o Networking e Mostra Empresarial. Aqui houve a oportunidade de conversar com os profissionais das empresas e agarrar uma das mais de 500 oportunidades de emprego ou estágio curricular e profissional. Ainda no mesmo dia, realizou-se atividades paralelas: speed interviews em formato de pitch – que consiste numa oportunidade para apurar a apresentação às empresas – e mentoring point, uma atividade que promove o contacto com mentores para tirar dúvidas e partilhar experiências.
A START POINT Summit contou com a presença de várias empresas nacionais e internacionais, mentores e oradores especializados em todos os dias do evento.