A afirmação foi avançada pelo reitor da instituição minhota, Rui Vieira de Castro, em nota aos alunos.
Desde o início do ano letivo, que começou a 6 de outubro, a Universidade do Minho (UMinho) regista, até à data, 14 casos positivos ao coronavírus entre a comunidade académica. O ponto de situação foi partilhado com os estudantes da academia minhota pelo reitor, que inicia este sábado a comunicação regular direta de novos casos.
Em nota enviada aos alunos da UMinho, Rui Vieira de Castro confirmou 14 casos positivos de Covid-19 na comunidade académica, registados entre os dias 2 e 16 de outubro. De acordo com o reitor, todos esses casos foram “reportados à Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno Covid-19“.
Para além disso, e atendendo o agravamento significativo de casos de infeção provocada pelo coronavírus na Região Norte, com especial incidência nos concelhos de Guimarães e de Braga, Rui Vieira de Castro apela “veementemente ao cumprimento, por todos, das medidas de segurança em vigor na Universidade”. Destaca ainda que “que é obrigatório o uso da máscara nos espaços interiores” e recomenda “fortemente a sua utilização também no exterior dos edifícios, sempre que não esteja garantido o distanciamento físico mínimo de dois metros”.
Já na passada quarta-feira, a reitoria da UMinho tinha confirmado ao ComUM o primeiro caso de Covid-19 entre a comunidade académica. Nesse momento, realçou que não existiria qualquer razão para alarme se fossem cumpridas “todas as recomendações e normas de segurança”. Do mesmo modo, o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Rui Oliveira, sublinhava que “a Universidade do Minho tem cumprido tudo o que são as regras de segurança impostas pelas pessoas que são competentes para o fazer” e que, por isso “as pessoas não têm motivo para sentir receio por estar na universidade”.
Outubro 17, 2020
[…] nota enviada aos alunos, citada pelo jornal online ComUM, Rui Vieira de Castro confirma 14 casos por entre a comunidade académica, que já […]