Neste ano letivo, as universidades e politécnicos foram autorizadas a adicionar à oferta para a segunda fase as vagas dos concursos especiais que não foram preenchidas até ao final de setembro.

A Universidade do Minho apresenta 257 vagas disponíveis para a segunda fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior. Os números foram divulgados esta quarta-feira pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Com ainda 18 disponíveis, o curso que apresenta maior número de vagas é o de Proteção Civil e Gestão do Território. Segue-se as licenciaturas em Economia com 16 e, Geologia e Química, ambas com 14.

Por outro lado, as ofertas formativas que não disponibilizam qualquer vaga são várias. Exemplos são Direito (pós-laboral), Engenharia Biológica, Engenharia Física, Engenharia Informática, Engenharia de Materiais, Engenharia de Polímeros e Engenharia de Telecomunicações e Informática.

Até terça-feira concorreram a esta segunda fase 17.910 alunos. Quem ainda não se candidatou também o pode fazer. O prazo termina na próxima sexta-feira, dia 9 de outubro, e os resultados são conhecidos no dia 15 de outubro, no site da DGES.

Em jogo estão, entre outras, vagas que não foram preenchidas na 1.ª fase; vagas que foram preenchidas na 1.ª fase do concurso mas em que não se concretizou a matrícula e inscrição e vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1.ª fase.

Em comunicado, o ministério de Manuel Heitor estima que, “o número total de novos ingressos no ensino superior em todos os ciclos de estudos, públicos e privados, atinja cerca de 95 mil novos estudantes matriculados no próximo ano letivo de 2020/21 (enquanto foram cerca de 84 mil pessoas em 2019)”.​ Isto considerando, então, as diferentes vias de ingresso que agora existem, incluindo a dos cursos curtos de técnicos superiores.

No ano passado, nesta fase, tinham sido colocadas a concurso 11.600 vagas, das quais cerca de 5000 resultantes de alunos que tendo sido colocados na 1.ªfase não se inscreveram. O cenário este ano foi semelhante.