A segunda fase da campanha de vacinação contra a gripe começa esta segunda-feira.
A vacina da gripe está a partir desta segunda-feira disponível para mais grupos populacionais. Habitualmente, a campanha de vacinação tem início apenas a 15 de outubro, no entanto, este ano foi antecipada devido à pandemia de Covid-19.
A primeira fase da campanha do Serviço Nacional de Saúde (SNS) iniciou-se a 28 de setembro. A mesma incluiu apenas os grupos populacionais considerados prioritários, como residentes em lares, grávidas, profissionais de saúde e prestadores de cuidados no setor social.
Em contrapartida, a segunda fase inclui a vacinação de outros grupos de riscos: pessoas com 65 anos ou mais e pessoas com doenças crónicas. Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, apela que todas as pessoas com indicação médica se vacinem, uma vez que com a pandemia é “ainda mais importante que o façam”.
“Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade” além dos centros de saúde, declarou Graça Freitas quando anunciou a época da vacinação deste ano.
Os grupos não incluídos na campanha gratuita têm vacinas à venda nas farmácias. Estas são comparticipadas, contudo, necessitam de receita médica.