A reabertura faseada das extensões de saúde de Viana do Castelo deve-se ao protocolo estabelecido com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em parceria com as Juntas de Freguesia.
Segundo avançado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, nas próximas duas semanas, as extensões de saúde de Vila Franca, Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Lanheses irão reabrir. As restantes, Alvarães, Vila Nova de Anha, Meadela, Afife e Carreço, regressam ao ativo quando as condições estruturais necessárias estejam reunidas.
O protocolo estabelecido com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) permite ainda o recrutamento e a alocação de Assistentes Operacionais às diversas extensões de saúde. Estas “que, após avaliação das condições estruturais pela autoridade de saúde, se encontram autorizadas para entrar em funcionamento”.
De acordo com o município, compete à ULSAM “garantir a atividade de prestação de cuidados de forma ininterrupta das extensões de saúde. Assim como dotar as extensões de recursos humanos específicos que garantam o funcionamento das mesmas e assegurar formação específica. Ainda mais devem coordenar a atividade e disponibilizar os materiais e equipamentos necessários dos recursos humanos disponibilizados pelo Município e Juntas de Freguesia”.
A autarquia de Viana do Castelo e a unidade de saúde reconhecem assim a necessidade de “criação de sinergias que permitam debelar os constrangimentos existentes e garantam a abertura gradual das diversas extensões de saúde”. Desta forma, tentam encontrar soluções para localidades onde as condições não se encontrem asseguradas.