Resiliência e criatividade jovem ditaram vitória dos vimaranenses.

O Vitória SC deslocou-se, este domingo, ao reduto do CD Póvoa para a jornada quatro do Campeonato Nacional de Voleibol. A partida terminou com a vitória dos vimaranenses por 1-3.

O confronto começou favorável à equipa da casa, mas os vimaranenses fizeram jus ao nome de Conquistadores e foram atrás do marcador, passando mesmo para a frente do jogo. Numa partida que se esperava complicada para os pupilos de Guimarães, a turma minhota entrou muito forte e bem na finalização. Aos 4-8 o CD Póvoa viu se obrigado a pedir a primeira pausa técnica.

A turma da Póvoa de Varzim não baixou os braços e foi somando alguns pontos, comlguns erros de passe do distribuidor Rui Bessa. Nota positiva para o número 10, João Vítor, no ataque e serviço dos vimaranenses. Depois de uma fase algo desconcentrada, o Vitória voltou a abrir três de vantagem no marcador.

SOFIA CARNEIRO/COMUM

Os atletas de Luís Paço conquistaram pontos importantes numa fase final do set e ainda saiu um cartão amarelo para os poveiros. Fidalgo blocou no 1 para 1 e o Vitória concluiu o set com um ataque de Thierry que espirrou no bloco. Os Conquistadores fecharam o primeiro set em 19-25.

O segundo set também começou muito equilibrado. Sem alterações no seis inicial, o Vitória voltou à carga, mas desta vez foi o CD Póvoa a abrir vantagem. A equipa da casa esteve mais forte e certeira no ataque, mas o Vitória não se deixou ficar atrás. Thierry foi peça chave no ataque dos pupilos do berço da Nação.

Do lado dos lobos do mar, Luís Godinho esteve a alto nível na leitura e distribuição do jogo. O Vitória ainda passou à frente aos 9-10, mas os poveiros voltaram a liderar. Num set muito renhido e com vários erros no serviço de ambos os conjuntos, os minhotos conseguiram manter-se organizados e focados no objetivo.

Na fase final do set, o CD Póvoa tentou ir atrás do resultado. Luís Godinho ainda viu um cartão vermelho, que deu um ponto ao adversário. O Vitória não desperdiçou a ocasião e fechou o set em 21-25, partindo para o terceiro set com uma vantagem de 0-2.

SOFIA CARNEIRO/COMUM

O terceiro set começou melhor para os poveiros que entraram com muita adrenalina. Contudo, os vimaranenses estavam focados em fechar o jogo em 0-3. O coletivo vimaranense esteve muito coeso na defesa e na finalização, mas os visitados foram algo superiores.

Apesar do esforço minhoto, o CD Póvoa mostrou a força de ataque através dos novos reforços e abriu uma vantagem de seis pontos no marcador. O treinador vimaranense ainda lançou a jogo Gonçalo Sousa, mas os poveiros ditaram o ritmo da partida.

Num set com muitas falhas do lado dos pupilos de Guimarães, o CD Póvoa manteve a vantagem no placard e arrastou a partida ao quarto set. Os poveiros venceram o terceiro set por 25-18 e deixaram a partida em 1-2 para os Conquistadores.

O quarto set começou ainda mais equilibrado que o anterior. O CD Póvoa foi estando na frente do marcador, mas equipa vimaranense lutou e conseguiu aproximar-se. Os minhotos cometeram alguns erros de serviço e voltaram a não estar no seu melhor, num set que contou com alguns rallys.

Luís Paço pediu pausa técnica aos 18-13 e o resultado não poderia ter sido melhor. A turma minhoto voltou mais forte, muito por intermédio de Thierry Jaguszewski que não poupou na força no serviço. Também João Vítor voltou a brilhar no ataque minhoto.

SOFIA CARNEIRO/COMUM

Contudo, o bloco vimaranense continuou a apresentar algumas falhas e os poveiros não desperdiçaram os espaços abertos para fechar pontos. Nota positiva para Rodrigo Pereira que, numa altura importante do set, entrou a jogo no serviço e não facilitou.

Com muito esforço, os vimaranenses empataram a partida aos 22-22 e a partir daí mostraram que uma equipa jovem pode ser bastante criativa. Rui Bessa protagonizou um segundo toque muito inteligente e o set teve de ser resolvido nas diferenças.

Apesar de ter sido uma partida muito bem disputada pelos conjuntos, o final do quarto set criou muita tensão no jogo. O Vitória SC ainda viu uma expulsão e desperdiçou várias tentativas de fechar o confronto, mas acabou por vencer por 29-31.

O Vitória SC fechou o encontro em 1-3 e somou mais três pontos no Campeonato Nacional. Os vimaranenses estão na sétima posição e defrontam, no próximo sábado, a AA São Mamede.