A Associação Académica da Universidade do Minho lançou uma plataforma para os jovens se inscrevam em vários projetos de voluntariado a nível académico, mas também local e internacional.

A apresentação da plataforma VoluntáriUM aconteceu esta quinta-feira em live no Facebook, sob o nome “Qual o papel do voluntariado académico na sociedade?”. Contou com a presença de três convidados: Filomena Bordalo assessora da diretora do CNIS, Luís Alves, Diretor do Erasmus+ JA e Patrícia Magalhães, voluntária no projeto UMsumário

VoluntáriUM é a plataforma que permite aos jovens serem voluntários em três áreas, nomeadamente, em projetos da universidade através de intervenções de cariz social. Também em projetos locais no distrito de Braga, com lugar em associações solidárias como unidades de alimentação sociais, apoio a idosos, crianças e animais. Por fim, em projetos europeus, como o Corpo Europeu de Solidariedade promovido pelo programa Erasmus+.

Os convidados referiram a importância do voluntariado académico para o desenvolvimento das soft skills dos estudantes tanto a nível pessoal como na vida em sociedade. Contudo, consideram, igualmente, que é uma mais valia para as instituições que recebem voluntários, pois refletem a mudança.

Luís Alves, diretor do Erasmus+, sublinhou ainda que os jovens portugueses são os jovens europeus que mais se inscrevem no portal do corpo europeu de solidariedade, refletindo a perceção global da sociedade que os jovens têm e a valorização tanto da educação formal como não-formal.