Braga Media Arts e festival Semibreve unem-se para um workshop interativo de música concreta.

No dia 24 e 25 de outubro, pelas 10 horas, decorre na cidade de Braga um workshop de criação de música concreta dirigido a famílias com crianças entre seis e os 14 anos. As inscrições já se encontram abertas, estando limitadas a dez crianças.

O festival de música eletrónica e arte digital Semibreve une-se ao Circuito, o Serviço Educativo da Braga Media Arts, para um workshop interativo “shhhh… bong! piii, zuuu! Vamos fazer música concreta!”, no Mosteiro de Tibães. Conta com a formadora Inês Luzio em duas sessões autónomas.

O tema adotado, “música concreta”, nasce há 70 anos, em Paris, com o músico Pierre Schaeffer. Assim, cria-se uma nova forma de compor música que consiste em escutar os sons concretos em torno das pessoas, dando origem a novas composições musicais.

É um estilo de música que passa pelo trabalho manual, criativo e utiliza tudo o que possa criar som. O workshop pretende aproximar o público infantil da música prática e abrir horizontes sobre a relação existente entre música e tecnologia. Por fim, pretende demonstrar que tudo ao redor se pode renovar.