A iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães é gratuita e realiza-se este fim de semana.

O programa “A Arte, o Ensino e a Cidade” vai ser alterado para o formato online devido à renovação do Estado de Emergência. A iniciativa está inserida no projeto Bairro C, que visa a reinterpretação discursiva da estratégia de desenvolvimento territorial da cidade de Guimarães.

Este ciclo de conferências reúne artistas, a Universidade do Minho e associações culturais em torno de possíveis colaborações entre as diferentes áreas e instituições. Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães (CMG), reforça esta ideia na apresentação do programa. “Aqui vamos acompanhar a forma como acrescentam um novo olhar sobre a cidade, com a criação e o seu cruzamento com o associativismo”, salienta.

Há grupos de trabalho definidos para debater vários temas. Entre eles estão “Teatro e a Cidade”, “Música e a Cidade”, Artes Plásticas e a Cidade” e “Cinema e a Cidade”, na tarde de sábado, estando prevista a conclusão das sessões de trabalho e a intervenção da vereadora municipal da Cultura, Adelina Paula Pinto, para as 18 horas. A conferência “O Teatro Jordão e o Bairro C no Centro do Futuro da Cidade” vai contar com a presença de Domingos Bragança, presidente da CMG, Rui Vieira de Castro, reitor da UMinho, e Vítor Matos, presidente da Sociedade Musical de Guimarães.