A primeira convidada do ciclo vai ser a candidata Ana Gomes.

A Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho (AEDUM) vai promover um ciclo de conversas sobre as eleições presidenciais portuguesas de 2021. A primeira sessão acontece já esta terça-feira, às 21 horas, via Facebook, e conta com a participação da candidata Ana Gomes.

Em comunicado, a AEDUM esclarece que o ciclo visa explorar “o papel do Presidente da República, o funcionamento destas eleições [de 2021] e os seus candidatos”. Com isto, a associação salienta a sua missão de “aproximar os jovens eleitores, em particular os estudantes, aos políticos”. “O desencanto com a política e os políticos é um sentimento cada vez mais enraizado na mente dos jovens em Portugal”, lê-se na nota.

O documento dá ênfase à “erosão da participação eleitoral” na atualidade, contrariamente ao que acontecia “nos primeiros anos do regime democrático”. “Os governos continuam a ser governos, mas representam cada vez menos cidadãos e a construção de um Portugal melhor é uma ideia que se encontra alienada dos jovens”, sublinha a AEDUM.

Desta forma, a associação alerta para a problemática da “apatia, abstenção e conformação com o sistema”, destacando a ação da juventude. “É aqui que o papel dos jovens é preponderante, enquanto geração mais informada e qualificada”, assinala.