O estudante minhoto deu a conhecer a candidatura pela lista X na sua página pessoal do Facebook.

Alexandre Carvalho, do terceiro ano da licenciatura em Filosofia na Universidade do Minho, é o segundo candidato à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) pela lista X. “Não podemos continuar com uma associação académica que não nos ouve, que não luta ao nosso lado”, lê-se na publicação de Facebook, que foi publicada esta quinta-feira.

Desta forma, Alexandre Carvalho salienta que “é preciso uma candidatura que reivindique todos os direitos dos estudantes”. Afirma que “há problemas no Ensino Superior que há muito se registam e que se viram agora ainda mais agravados”. Exemplificou expondo o aumento das propinas no 2º ciclo de estudos, a falta de transporte e alojamento.

O estudante minhoto acrescenta ainda que “estas limitações entre muito outras põe em causa o Ensino Superior Público tendencialmente gratuito a que temos direito”. Finaliza e afirma que a sua candidatura é “dos estudantes para os estudantes”. A lista vai realizar uma conferência de imprensa segunda-feira de manhã para apresentar a candidatura.

O período de apresentação de candidaturas terminou na noite desta quinta-feira e a campanha eleitoral dá-se entre o 23 e o 30 de novembro. O ato eleitoral está previsto para o dia 2 de dezembro através do e-VotUM.

O atual presidente da AAUM, Rui Oliveira, é o outro candidato à presidência pela lista A. Para já estas são as duas e únicas listas conhecidas.