Diamante de Sangue foi lançado nos cinemas a 8 de dezembro de 2006. A longa-metragem mostra de uma forma extraordinária e realista toda a violência vivida em Serra Leoa, enfatizando o uso de “crianças soldado” e o contrabando de diamantes. O filme conta com as brilhantes performances de Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou e Jennifer Connelly.

O filme retrata a realidade vivida durante a guerra civil em Serra Leoa na década de 90. Solomon Vandy, um pescador humilde, foi capturado pela FRU, Força Revolucionária Unida, grupo protestante contra o governo. Desde esse momento é explorado e obrigado a trabalhar nas minas de contrabando de diamantes. Antes de um dos ataques do exército nacional, Solomon encontra o maior diamante alguma vez já visto e enterra-o. Danny Archer, um mercenário responsável pela venda dos diamantes ilegais, sabe da sua história e entra de imediato em contacto com Vandy. Com a ajuda de Maddy Bowen, jornalista americana e conhecida de Danny, começa a busca incessante pelo diamante de sangue e, sem darem conta, pela família de Solomon.

Ao longo da longa-metragem, torna-se visível a destruição de uma nação inteira, resultado do aparecimento de vários grupos rebeldes que se apresentavam contra as medidas do governo. Grupos estes que matavam e torturavam todas as pessoas que não se aliassem a eles e que se apresentassem a favor das novas normas dos governantes. Para além de todas as mortes e torturas provocadas por estes rebeldes, a cena mais marcante é ainda no início do filme onde são cortadas as mãos dos homens capturados, de forma a impedi-los de votar em futuras eleições.

Por si só um cenário de guerra já é incomodativo o suficiente, porém, a crueldade da FRU ia bem mais longe. Eram capturadas crianças de modo a torná-las assassinas. Os rebeldes drogavam-nas, davam-lhes tabaco, ensinavam-nas a matar e incutiam-lhes falsos valores morais, afirmando que os pais deles estavam errados e que mereciam morrer por acreditarem em falsos governantes. Ao assunto do contrabando de diamantes foi dado mais ênfase, desenvolvendo-se o enredo à volta da procura do diamante cor-de-rosa.

As performances de ambos os atores foram elogiadas pelos críticos e não seria para menos. O sentimento de revolta, sofrimento e a destruição interior que passam para o público é tão real que nos envolve na história e nos faz querer ajudá-los.

Danny (Leonardo DiCaprio) é órfão, sem mulher e filhos, o que justifica a forma desonesta como vive e a sua necessidade de escapar. Porém, à medida que conhece a vida de Solomon (Djimon Hounsou), um homem honesto, com uma família que lhe havia sido retirada, e com a pequena ajuda de Maddy (Jennifer Connelly), Archer torna-se num homem bom e acaba por ceder à ambição e ajudar o próximo.

Toda a construção das personagens e a representação dos atores cria a combinação perfeita para a aproximação das personagens ao espectador, tendo resultado em grandes nomeações para os Óscares. Leonardo DiCaprio e Djimon Hounsou foram indicados ao Óscar de Melhor Ator e Óscar de Melhor Ator Coadjuvante, respetivamente.

Diamante de Sangue é um filme incrivelmente realista e conta com grandes nomes do cinema mundial. As temáticas de enorme relevância e a fantástica representação dos protagonistas dão ao filme um reconhecimento colossal e pragmático.