Pulp, lançado em 1994, foi o último livro de Charles Bukowski. O romance envolve mistério, comédia e o tão conhecido lado sarcástico do autor. O livro foi lançado pouco tempo antes da morte de Bukowski e muitos dizem ser uma amostra dele mesmo nos últimos momentos da sua vida.
A história é narrada na primeira pessoa por Nick Belane, um detetive duvidoso que trabalha num escritório duvidoso numa das zonas mais duvidosas de Los Angeles. Este mesmo trabalha com casos de pura negligência desde assassinatos a perseguições a discussões de bar. No entanto, o livro circula à volta de um outro caso que leva Belane à loucura. O caso é dado por uma mulher que se intitula de Senhora Morte e que quer que o detetive encontre um homem que, supostamente, morreu há cerca de 30 anos.
Com o decorrer da história somos bombardeados com algumas das cenas mais bizarras da literatura de Bukowski. E, apesar de quem já leu mais do autor estar habituado ao seu cariz sarcástico e cínico, nesta obra a sua escrita toma posse de toda a história quase como se já não houvesse controlo da parte do autor.
O romancista escreveu o livro todo sem planear absolutamente nada. Contudo, todas as personagens têm uma densidade psicológica que foi muito bem pensada. Conseguimos perceber os traços de personalidade de cada uma delas extremamente bem, o que acaba por nos prender à história como se estivéssemos dentro dela.
Já que falamos de personagens, não posso deixar de referir a relação sentida entre a Senhora Morte e o que Bukowski estava a viver quando escreveu o livro. O autor estava muito doente enquanto escrevia Pulp e ao longo da leitura do livro senti que a Senhora Morte refletia exatamente o autor sentia. Sentia que a morte poderia bater à sua porta a qualquer momento. Assim como a Senhora Morte batia à porta do escritório de Belane sem qualquer tipo de aviso.
Apesar de não ser de todo dos melhores livros de Bukowski, Pulp é uma história que deixa qualquer leitor arrepiado com a escrita nua e crua do autor. Toda a literatura de Bukowski deixa-me fascinada com a sua simplicidade e este livro não foi uma exceção.
Título Original: Pulp
Autor: Charles Bukowski
Editora: Alfaguara
Género: Romance
Data de Lançamento: 1994