True Blue, lançado a 30 de junho de 1986, mantém-se como um dos melhores projetos de Madonna até hoje. Quebrando recordes, abordando temas fortes e provando um amadurecimento vocal, o terceiro álbum da artista americana é um dos mais importantes da história.
Com um lançamento nunca antes visto, atingiu o topo dos charts em 28 países, permaneceu no topo europeu durante 34 semanas, True Blue foi o álbum mais vendido do ano, o feminino da década e teve três singles a chegar ao número um. Madonna posicionou-se, assim, numa época dominada por Michael Jackson e Prince, tornando-se na maior cantora da década.
O álbum conta com nove músicas, das quais quatro são dos maiores êxitos da intérprete: “Papa Don´t Preach”, “Live To Tell”, “Open Your Heart” e “La Isla Bonita”. Remanescente da época, conta com ritmos de dance-pop dos finais dos anos 80 e inícios dos 90 e com instrumentais compostos por violões, bateria, sintetizadores e instrumentos cubanos.
“Papa Don’t Preach”, a primeira faixa, é uma das músicas mais interessantes de Madonna, musical e tematicamente. Cantando sobre a gravidez na adolescência, a artista adota uma posição anti-aborto e pede ao pai que lhe poupe os sermões e a ajude. Apesar de desaconselhada pelos amigos, Madonna está decidida em manter o bebé e conta ao pai como ela e o parceiro se vão casar e contruir uma família (“but I made up my mind, I’m keeping my baby”). Ritmicamente envolvente e com as emoções presentes na voz, “Papa Don´t Preach” é um marco musical.
De seguida,“Open Your Heart” toca no tema do amor como algo sexual e de desejo para Madonna. A letra é composta por várias metáforas que, à primeira ouvida, parecem banais, mas após inspeção revelam-se extremamente sexuais. Por exemplo, “I hold the lock and you hold the key”.
Em contraste, a quarta faixa “Live To Tell” quebra o ritmo inicial e é umas das melhores baladas da época. Madonna está de coração partido e sente-se destruída. Teme que não seja capaz de viver para contar como foi cega e não viu o que estava para vir.
“La Isla Bonita” traz os ritmos cubanos para o álbum e cria uma energia de libertação no ouvinte. Transporta-o para uma ilha tropical de amor, deleite e a própria canta em espanhol em alguns versos. A cantora sente-se presente no momento e goza dele, deixando para trás os desgostos amorosos.
Sem dúvida, True Blue é um dos álbuns mais importantes da história do pop. Para além disso, mantem-se um projeto excelente nos dias de hoje. Apesar de já ter completado 34 anos após o lançamento, não é a nostalgia de tempos antigos que o eleva, mas sim a qualidade genuína e a visão irreverente de Madonna.
Álbum: True Blue
Artista: Madonna
Editora: Warner Bros Inc.
Data de Lançamento: 30 de junho de 1986