A obra produzida com ajuda de artesãs locais é inspirada nos lenços dos namorados.
Este sábado, dia 31 de outubro, Mónica Mindelis inaugurou a a obra “Assim como um mapa, representa um terreno”, na Aliança Artesanal, em Vila Verde. Esta inauguração teve presença da curadora do projeto, Helena Mendes Pereira, e do também artista plástico, Luís Castro.
O trabalho foi desenvolvido em contexto de residência artística para o “Projeto Amar o Minho”, promovido pelo consórcio MINHO IN (constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado) e com a coordenação de arte e comunicação da Zet Gallery.
A Artista refere que se inspirou no Lenço das Quatro Quadras, por ser o único que tem esta característica e que está ligado à emigração de Portugal para o Brasil. “Sendo um Lenço tão importante e vindo eu do Brasil, achei um excelente mote para fazer a obra aqui em Vila Verde”, acrescenta.
Mindelis consultou o trabalho das bordeiras, utilizou o mesmo tecido de linho e pintou com as mesmas cores. Assim, seguiu os procedimentos tradicionais “até chegar ao minucioso resultado final”. O objetivo da obra é que as pessoas “reconheçam a essência dos Lenços, mas também desse mapa e dessa conquista”.
A obra inspirada num livro de Lurdes Castro, encontra-se de forma permanente na Aliança Artesanal, em Vila Verde.