Nos próximos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro, os estabelecimentos de comércio cujo funcionamento não esteja interditado por lei estão autorizados a abrir a partir das oito horas. A medida foi imposta para evitar possíveis aglomerações.
O Município de Braga tem como principal objetivo evitar eventuais situações de concentração de pessoas fora dos horários impostos por lei nos estabelecimentos. Em comunicado, a autarquia refere que se estabelece “um equilíbrio, rigoroso e ponderado, entre a salvaguarda da atividade económica e da saúde pública”. A providência foi autorizada pela autoridade local de saúde e das forças de segurança.
Segundo a autarquia, as novas medidas impostas pelo governo devem garantir a contenção e mitigação da transmissão da Covid-19, mas com o cuidado de não prejudicar o funcionamento dos estabelecimentos sedeados no concelho. É de salientar que o governo procedeu à declaração do estado de emergência até 23 de novembro e ao dever de recolhimento aos fins-de-semana no período compreendido entre as 13 e as cinco horas, bem como em todos os dias úteis entre as 23 e as cinco horas.