A cimeira, inicialmente agendada para Málaga, vai decorrer em ambiente online esta quarta-feira.

Braga vai ser esta quarta-feira uma das 11 anfitriãs da primeira cimeira global dedicada às cidades promotoras do desenvolvimento de soluções empreendedoras. A cidade dos Arcebispos faz-se representar através da incubadora de inovação StartupBraga, da InvestBraga.

O evento, promovido pelo consórcio europeu Global StartupCities, propõe uma reflexão sobre os novos desafios para a criação e consolidação de startups e demais empresas. Em discussão vão estar temáticas como o talento e as necessidades de requalificação, as novas tendências de mercado, o empreendedorismo feminino e juvenil e a inovação nas áreas da saúde e do clima.

Ricardo Rio, presidente do Município de Braga e da InvestBraga, salienta a importância da iniciativa para a “aproximação do ecossistema empreendedor de Braga a outros de referência”. Para o autarca, o evento serve “para debater os grandes desafios de inovação, transversais a todas as empresas, que os próximos anos reservam”.

É neste sentido que Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, apela à participação na cimeira. O responsável considera que esta é “uma oportunidade privilegiada para qualquer empresa com ambições globais contactar com investidores e potenciais clientes ou parceiros”.

Para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, o evento “cria uma janela de oportunidades para o ecossistema da Startup Braga”. O líder destaca a relevância do evento para “mostrar que Braga está disponível para acolher empreendedores altamente qualificados e que tenham projetos nas áreas da nanotecnologia, tecnologias para a saúde e economia digital”.

A rede Global StartupCities, apoiada pela Comissão Europeia, conta ainda com cidades como Sevilha (Espanha), Turim (Itália), Colónia (Alemanha) ou Lyon (França). Valência, Málaga (Espanha), Manchester (Reino Unido) ou Cluj-Napoca (Roménia) são, a par de Braga, fundadoras do consórcio.

O evento online vai ter uma sala principal e outras salas dedicadas a cada uma das cidades coanfitriãs. Para assistir ao evento é necessário efetuar a inscrição no site da cimeira.