Mais de 98 mil estudantes estão candidatos a bolsa de estudos nas universidades e politécnicos.

O número de candidatos a bolsa de estudos no Ensino Superior voltou a subir este ano letivo. Cerca de 98 mil estudantes fizeram a sua candidatura, o que faz com que este seja o número mais elevado dos últimos anos. A informação foi avançada pelo jornal Público esta segunda-feira.

Devido à quebra de rendimentos nas famílias e às novas regras, em comparação com o ano transato, mais 9 mil estudantes deverão receber bolsa.

último balanço publicado no site da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) indica que, até 29 de outubro, 98.703 estudantes apresentaram a sua candidatura. Embora a generalidade dos estudantes concorra à bolsa de estudos logo no regresso às aulas, as candidaturas às bolsas de ação social podem ser apresentadas em qualquer momento.

Este ano, pela primeira vez, o valor da bolsa mínima vai ser superior ao valor da propina máxima (697 euros). Outra alteração para o novo ano é a simplificação do processo de atribuição de bolsas. É automático para quem já recebeu apoio durante a licenciatura e segue para mestrado ou, para os alunos que chegam pela primeira vez ao ensino superior, desde que estejam no escalão 1 do abono de família.