A Câmara Municipal realizou uma reunião com as associações que representam os setores do comércio, restauração e hotelaria e consensualizaram a medida.
Todos os estabelecimentos de comércio em Guimarães vão poder abrir portas ao público a partir das 8 horas da manhã, nos próximos dois fins de semana. A medida foi adotada nesta quinta-feira, após reunião do executivo municipal vimaranense junto de representantes da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães (ACTG), Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) e Associação de Jovens Empresários de Guimarães (AJEG).
“A medida de abrir o comércio mais cedo, além de evitar a aglomeração de pessoas, vai possibilitar aos vimaranenses um horário mais alargado para fazerem tranquilamente as suas compras, dentro das limitações que são determinadas por um Estado de Emergência. Estamos a viver um tempo muito difícil e precisamos de todos para lutar contra esta pandemia” afirmou Domingos Bragança, Presidente do Município de Guimarães, em comunicado.
No âmbito das medidas do novo Estado de Emergência, todos os espaços comerciais terão de encerrar às 13 horas, tendo sido determinado pelo Governo para o início do recolher obrigatório nos fins de semana de 14, 15 e 21, 22 de novembro. Existem exceções de estabelecimentos que vão poder permanecer abertos mesmo após as 13 horas como farmácias, clínicas e consultórios, estabelecimentos de venda de bens alimentares com porta para a rua até 200 metros quadrados, bombas de gasolina e restaurantes através da venda com entrega ao domicílio.