A academia minhota conta com um total de 172 casos confirmados entre alunos, pessoal docente e não docente da instituição.

Uma semana após o último ponto de situação, o reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, volta a dirigir-se aos estudantes para confirmar que, desde a nota anterior, foram reportados mais 39 casos de infeção pela Covid-19 na comunicade académica. O representante revela ainda que a divulgação do número de novos casos vai voltar a ser diária.

Em nota enviada à comunidade académica, Rui Vieira de Castro avança que, até às 21 horas desta sexta-feira, foram reportados Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno COVID-19 mais 39 casos positivos, o que corresponde a um total de 172 casos confirmados desde o início do mês de outubro. No entanto, o reitor da UMinho sublinha que não se regista nenhum surto com origem na academia minhota.

O número de novas infeções na comunidade académica diminuiu em relação à nota informativa anterior. No entanto, com o Estado de Emergência a vigorar e com uma incidência significativa de casos nos concelhos de Braga, Guimarães, Vizela e Fafe, o representante da instituição de ensino apela à continuação de cumprimento das regras.

Rui Vieira de Castro destaca então a obrigatoriedade de utilização de máscara nos espaços interiores, bem como nos exteriores quando o distanciamento físico recomendado pelas autoridades de saúde não possa ser assegurado. Para além disso, o reitor da UMinho pede aos estudantes que continuem a utilizar o formulário, que é uma “ferramenta é crucial para uma vigilância contínua dos impactos da pandemia na Universidade”.

Depois de a divulgação diária de casos confirmados na academia ter sido interrompida, devido à alteração do método de contagem, o representante da instituição revela que o mesmo vai voltar a ser feito. “A quantidade e qualidade de dados já permite que a Comissão retome a divulgação diária, na página www.uminho.pt/covid-19, da evolução da média de casos confirmados a sete e catorze dias”, explica.