Sob o nome “Novembro Branco”, a Câmara Municipal de Esposende apresenta a campanha de comemoração do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado a 25 de novembro.

Segundo a Câmara Municipal de Esposende, a “campanha comunitária de não legitimação da desigualdade de género e violência contra as mulheres” prevê sensibilizar, educar e consciencializar a população sobre a temática. Para isso, a iniciativa estará presente em diferentes meios, nomeadamente em suporte digital.

Desta forma, a primeira etapa passa pelo “lançamento desta identidade nos meios digitais, convidando os/as cidadãos/ãs para a sua partilha, numa lógica de aumento da consciência e prevenção”. Através deste lançamento, o município pretende “promover a desconstrução de mitos associados ao exercício e à aceitação da violência e informar sobre os fatores desencadeadores da violência, os tipos de violência, o seu ciclo e as suas consequências”.

A Câmara Municipal de Esposende procura ainda aumentar o reconhecimento do “Espaço Bem me Querem”, um serviço de apoio à vítima de violência doméstica no concelho. Em funcionamento desde 2011, a entidade apresenta dois eixos de atuação, prevenir e intervir, disponibilizando informação a vítimas de crise e de emergência.

Ademais, o espaço realiza ações de sensibilização dirigidas à comunidade e às entidades locais, nomeadamente escolas, forças de segurança, instituições particulares de solidariedade social, entre outras. Integrado no Serviço de Cidadania e Igualdade, o espaço localiza-se na Rua Narciso Ferreira, n.º 108 R/chão, em Esposende, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.