Um autogolo e um golo em cima do apito final marcaram o regresso dos gilistas às vitórias.

O Estádio Cidade de Barcelos foi palco, este domingo, do encontro entre o Gil Vicente e Rio Ave a contar para a oitava jornada da Liga NOS. O confronto marcou a estreia no campeonato do novo técnico dos gilistas, Ricardo Soares, e ainda o regresso dos barcelenses às vitórias, com um placard de 2-0.

O jogo contou com uma homenagem ao técnico Vítor Oliveira, que faleceu este sábado. Vítor Oliveira comandou a equipa de Barcelos na época anterior, aquando do regresso à Primeira Liga. Os capitães das duas equipas colocaram uma coroa de flores no centro do relvado e uma camisola de cada equipa para homenagear o treinador.

Os primeiros 15 minutos da partida foram muito equilibrados e a equipa visitante teve mais bola, mas os gilistas pressionaram mais alto. A primeira ameaça veio do Gil Vicente por intermédio de Lucas Mineiro, que cabeceou para uma defesa fácil do guardião do Rio Ave. O primeiro golo da partida surgiu logo à passagem do minuto 18, quando Filipe Augusto introduziu a bola no fundo da própria baliza.

A formação comandada por Ricardo Soares continuou muito organizada e a pressionar bem alto. Passados os primeiros 30 minutos da partida, a equipa visitante começou a atacar mais o jogo. Filipe Augusto, aos 35 minutos, bateu um livre, mas a bola acertou na trave. Depois os vilacondenses tiveram direito a dois cantos, mas continuaram sem criar grande perigo. Apesar das oportunidades, a formação de Mário Silva continuou com falta de criatividade.

Na segunda parte, a equipa visitante fez duas mexidas, enquanto a equipa da casa manteve o 11 inicial. No entanto, a primeira oportunidade veio dos galos pelos pés de Lucas Mineiro, mas o remate saiu ao lado do poste do guardião Kieszek. Pouco depois, Carlos Mané com a baliza aberta rematou ao poste, falhando a melhor oportunidade da partida para o Rio Ave.

A equipa comanda por Mário Silva tentou inverter o resultado primeiro por Filipe Augusto, mas o guardião brasileiro, Denis, estava atento e defendeu o remate. Depois Meshino fez um passe rasteiro para Dala que rematou ao poste. A falta de criatividade dos vilacondenses prolongou-se ao longo de toda a segunda parte.

Nos minutos finais, o Rio Ave carregou à procura do empate, mas foram os gilistas que voltaram a faturar. Lourency estreou-se a marcar com o emblema de Barcelos com um remate frontal que só acabou no fundo da baliza adversária.

Com este resultado, os gilistas somam a segunda vitória no campeonato. No próximo jogo, o Gil Vicente vai até Moreira de Cónegos defrontar o Moreirense para nona jornada da Liga NOS, no dia de 5 de dezembro.

Recorde ainda: Moreirense retoma campeonato com o pé esquerdo