O estudante formalizou a sua candidatura pela lista Y através de um email enviado à comunidade académica.
O aluno do primeiro ano em Relações Internacionais na Universidade do Minho Gonçalo Silva formalizou esta segunda-feira a candidatura a presidente da Mesa da Reunião Geral de Alunos (RGA) da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Junta-se a André Teixeira, que se candidata à mesma posição, pela lista E.
“As RGA mantêm-se como dos poucos órgãos de gestão herdeiros do antigo RJIES. E, por isso mesmo, está dotado de uma grande importância significativa no contexto atual do Ensino Superior”, lê-se no email enviado esta segunda. O estudante considera a participação democrática no Ensino Superior um direito “que não pode ser limitado”. “Alguns tentam classificar-nos como jovens desinteressados ou despreocupados pelo mundo que nos rodeia”. Assim, e justificando a candidatura, Gonçalo Silva reforçou que a sua lista “sente o dever de contribuir para a construção e transformação da Academia”.
O aluno minhoto reforça ainda que “com esta candidatura anunciámos o compromisso de dar mais voz aos alunos, divulgar de forma mais aberta e democrática todas as sessões pela Mesa convocadas, alertando para a necessidade de se envolver o maior número de estudantes. Assim, e apelando à vossa participação, pretendemos progredir, com transparência, juntos”.
A campanha eleitoral dá-se entre o dia 23 e 30 de novembro. O ato eleitoral da AAUM está previsto para o dia 2 de dezembro através do e-VotUM.