As novas equipas são compostas por um número estabelecido previamente de profissionais, sendo constituída por um enfermeiro do ACES do Alte Ave, um técnico de serviço social da Câmara Municipal e um elemento de Forças de Segurança.

O Município de Guimarães e a ACES do Alto Ave, face às medidas deliberadas pela ARS Norte, organizaram um protocolo com a presença de mais três equipas multidisciplinares de saúde em resposta à comunidade.

A organização destas três equipas “permite o acesso aos dados da pandemia” já que “prepara respostas de atuação rápida no terreno e aumenta a eficiência no apoio à população”, afirma Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Além destas equipas divididas por áreas de concelho, também têm grupos de apoio às escolas acompanhados pelas autoridades de saúde face ao período pandémico.

“Pretende-se dar apoio na área social, nos lares e nas mais diversas áreas, pois há pessoas confinadas e em dificuldades e temos de estar atentos nesses apoios mais necessários”, sublinha o Novais de Carvalho, diretor do ACES do Alto Ave. Acrescente ainda que esta estratégia é “fundamental” na medida em que dá “corpo a um trabalho no terreno e próximo das pessoas”.

“Tentamos sempre ajudar as pessoas e cabe-nos fazer a nossa parte. Estamos a retribuir à comunidade aquilo que também nos dá” considera Ricardo Pimenta, responsável pelo Caetano Auto Toyota. Nesta onda de solidariedade, foram fornecidas três viaturas, para ajudar neste projeto, pela empresa.