O grupo de trabalho em questão intitula-se “Áreas Verdes e Biodiversidade”.

A Eurocities, rede de cidades europeias, anunciou que Guimarães vai continuar na presidência do grupo de trabalho “Áreas Verdes e Biodiversidade”. Este é presidido em conjunto com a cidade holandesa de Utrecht.

Em comunicado enviado à imprensa, o município vimaranense salienta a sua participação “em diferentes sessões de trabalho online promovidas pela rede Eurocities durante o mês de outubro”. Esta interação está alinhada com a “ação governativa municipal”, nomeadamente através da Estrutura de Missão para o Desenvolvimento Sustentável – Guimarães 2030.

A Eurocities é uma rede de cidades europeias fundada em 1986 pelos autarcas de Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão. Hoje, a rede engloba 190 cidades em 39 países, o que representa 130 milhões de pessoas. Em Portugal, são parceiras da rede as cidades de Lisboa, Porto, Braga e Guimarães.

De salientar ainda que a Eurocities destacou, em outubro, o projeto vimaranense “Bairro C”. A rede reconheceu a iniciativa pela consciencialização dos cidadãos acerca da importância do seu património histórico e natural e pela discussão do espaço público.