Minhotos alcançam segunda vitória da época, depois de um triunfo pela margem mínima.
O HC Braga recebeu, este domingo, no Pavilhão das Goladas, a formação da AD Sanjoanense. O jogo, que contou para a nona jornada da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, terminou com a vitória dos minhotos por 3-2.
A partida começou de forma equilibrada e as oportunidades surgiram de ambas as partes, mas foi mesmo a equipa visitante quem se adiantou no marcador. À passagem do minuto seis, Xavier Cardoso fez o 1-0 para a formação de São João da Madeira.
Não demorou muito para que o HC Braga respondesse e, ao minuto oito, o árbitro do encontro assinalou grande penalidade para os minhotos. Na conversão, Ângelo Fernandes levou a melhor sobre Marcos Lopes e reestabeleceu a igualdade no placard.
Estava a ser um jogo de maior contacto físico do que o habitual, porém, isso não impediu a equipa da casa de dar seguimento ao bom momento que atravessava na partida. Gonçalo Meira, após grande jogada individual, fez o 2-1 e colocou a equipa da casa a vencer pela primeira vez no jogo ao minuto dez.
Nos minutos seguintes, o encontro prosseguiu com um ritmo forte e os minhotos aumentaram a vantagem. Uma boa combinação de Miguel Moura com Afonso Trabulo terminou com este último a alterar o marcador para 3-1, na passagem do minuto 19. O HC Braga confirmou assim a boa fase que estava a atravessar na primeira parte do jogo.
No entanto, a AD Sanjoanense não quebrou com a desvantagem de dois golos, obrigou os bracarenses a cometer a décima falta e beneficiou de um livre direto, no penúltimo minuto da primeira parte. Na conversão, Hugo Santos não foi capaz de bater Leonardo Pais. Com a defesa, o guardião do HC Braga permitiu que a sua equipa regressasse aos balneários sem que o marcador se alterasse.
O segundo tempo começou de feição para a turma visitante. Gonçalo Meira perdeu a bola em zona fatal e Xavier Cardoso aproveitou para bisar na partida e fazer o 3-2, ao minuto 30. A equipa de São João da Madeira ficou moralizada com o golo e continuou à procura do empate, mas, contra a corrente do jogo, foi o HC Braga a ter uma oportunidade flagrante para chegar ao quarto golo. Décima falta assinalada à Sanjoanense e Pedro Delgado, na ressaca de um livre direto ao minuto 36, rematou contra Marcos Lopes.
O placard não sofreu alterações, mas os minhotos sentiram que os alvinegros cresceram no jogo e recuaram no campo para tentar segurar a vantagem curta. A equipa de São João da Madeira carregou nos minutos finais, na tentativa de não sair de Braga sem pontos, e foram os bracarenses a cometer a décima quinta falta. Só que Leonardo Pais estava determinado em tirar o HC Braga da lanterna vermelha da competição e negou o golo a Facundo Navarro, a dois minutos do final.
No minuto seguinte, o juiz assinalou a décima quinta falta à Sanjoanense, mas ambas as equipas não conseguiram ser felizes na conversão de livres diretos. Desta vez, foi Miguel Moura, atleta do HC Braga, a vacilar frente ao experiente guardião, Marcos Lopes. Os bracarenses desperdiçaram a hipótese de confirmar a vitória e a formação comandada por Vítor Pereira lançou os últimos trunfos na busca pela igualdade. O guardião sanjoanense deu lugar a mais um jogador de campo nos segundos finais- Todavia, o 3-2 manteve-se até ao término da partida.
Com a vitória, o HC Braga ascende ao 13º lugar e deixa o último posto da competição. Os minhotos voltam a entrar em campo, no dia 19, pelas 21 horas, no reduto do FC Porto, num jogo que se encontra em atraso desde a jornada quatro.
Recorde ainda: Riba d´Ave perde na visita ao Dragão Arena