Golo dos vianenses ao cair do pano ditou igualdade no marcador.
Este sábado, a Juventude de Viana recebeu o SC Tomar, em jogo realizado no Pavilhão Municipal José Natário, a contar para a jornada 11 da I Divisão do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Num duelo equilibrado, as duas formações acabaram empatadas a três bolas.
A partida começou com mais oportunidades para o SC Tomar que, desde cedo, procurou chegar à vantagem, mas os postes adiaram as intenções dos tomarenses. A Juventude de Viana ainda tentou equilibrar o jogo, mas foi a equipa forasteira a dispor da primeira oportunidade flagrante para abrir o marcador. À passagem do minuto 17, foi assinalado um livre direto para o SC Tomar. Na conversão, Rúben Sousa não conseguiu bater Jorge Correia.
A equipa de Tomar continuou a assumir as rédeas do encontro e, no minuto seguinte, beneficiou de novo livre direto. Desta vez, Rúben Sousa não se deixou intimidar pelo experiente guardião vianense e inaugurou o marcador. Até ao final do primeiro tempo, o SC Tomar baixou o ritmo de jogo, controlou a posse de bola e regressou ao balneário com uma vantagem de um golo no placard.
No regresso ao rinque foi mais feliz a Juventude de Viana e, à passagem do minuto 30, viu uma grande penalidade ser assinalada a seu favor. No frente a frente com Francisco Veludo, Gustavo Lima não foi capaz de repor a igualdade.
A Juventude de Viana estava a crescer no jogo e o SC Tomar viu-se obrigado a reagir para não deixar fugir a vantagem. A reação não podia ter sido melhor e, depois de uma boa jogada coletiva dos homens comandados por Nuno Lopes, Xanoca deixou para Ivo Silva, que ampliou a vantagem ao minuto 33.
Os vianenses não baixaram os braços e obrigaram o marcador do segundo golo a cometer falta e, consequentemente, ver um cartão azul. A Juventude de Viana beneficiou assim de um livre direto, mas, no minuto 35, o desfecho foi o mesmo do livre anterior. Gustavo Lima voltou a não conseguir bater Francisco Veludo.
O jogo seguiu num ritmo frenético e, à passagem do minuto 37, nova grande penalidade para a equipa caseira. Desta vez, foi Francisco Silva a desperdiçar a oportunidade de reduzir a desvantagem, com um remate ao lado. Num jogo de muito trabalho para a equipa de arbitragem, Paulo Passos foi sancionado com um cartão azul. O camisola 20 do SC Tomar deu origem a mais um livre direto para a equipa de Viana do Castelo. Chegou a vez de Diogo Casanova testar o guardião angolano que, finalmente, acabou por ser batido.
Três minutos depois, os vianenses cometeram a décima falta e deram origem a um livre direto para os nabantinos. Pela terceira vez no cara a cara com Jorge Correia, Rúben Sousa levou de novo a melhor e fez assim o 1-3 para a equipa de Tomar. O encontro prosseguiu com muitas ocorrências a nível disciplinar e, no minuto 41, cartão azul para Pedro Martins, atleta do SC Tomar. Os comandados de André Azevedo voltaram a beneficiar de um livre direto e Diogo Casanova atirou para o 2-3.
O jogo estava a ser de muito contacto e os tomarenses cometeram a décima falta no minuto seguinte. Confiante com o bis na partida, Diogo Casanova avançou mais uma vez para a cobrança do livre direto, mas a trave negou o hat-trick ao avançado de 24 anos. Com oportunidades de parte a parte, ao minuto 45, o SC Tomar usufruiu de uma chance flagrante de aumentar a vantagem e fechar as contas do jogo. O juiz do encontro assinalou uma grande penalidade, que Filipe Almeida desperdiçou. Os tomarenses chegaram mesmo ao 2-4, num contra-ataque conduzido por Filipe Almeida e finalizado por Rúben Sousa, mas o árbitro decidiu anular o golo ao entender que o médio português introduziu a bola na baliza com a ajuda do braço.
Não marcou o SC Tomar e André Azevedo, técnico vianense, retirou o seu guarda redes nos segundos finais e colocou no seu lugar um jogador de campo. A Juventude de Viana viu o seu risco ser compensado a cinco segundos do fim quando Pedro Batista, num remate de longa distância, igualou o marcador. Os jogadores de Tomar protestaram com o árbitro da partida e Rúben Sousa acabou por ser admoestado com um cartão azul. As queixas dos tomarenses não surtiram efeito e o jogo acabou empatado a três bolas.
Com este empate, a Juventude de Viana manteve o oitavo lugar na tabela classificativa. Na próxima jornada, os vianenses viajam até ao reduto da AD Sanjoanense, num duelo a contar para a jornada 12 do campeonato.
Recorde ainda: HC Braga derrotado na receção à UD Oliveirense