Surto de Covid-19 nos cónegos obriga ao reagendamento da partida para 1 de dezembro.
O Moreirense tinha jogo marcado frente à equipa do Paços de Ferreira, para este sábado às 15h30, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas. Contudo, um foco de Covid-19 na equipa cónega fez com que não estivessem reunidas as condições para o duelo entre as duas formações nortenhas.
Depois da última despistagem ao novo coronavírus, a formação minhota revelou, em comunicado, um total de 21 jogadores infetados nos seus quadros. A estes números acrescem toda a equipa técnica, dois elementos do staff e também o presidente da SAD, Vítor Magalhães. Sobe assim para 30, o número de infetados ligados à equipa de Moreira de Cónegos. Para além disso, há ainda um atleta com resultado inconclusivo.
Segundo o clube, “apenas dois atletas” não estão obrigados a fazer recolhimento obrigatório à sua residência. A realização do jogo entre “duas equipas dos concelhos mais assolados recentemente pela infecção COVID – 19” é, para os axadrezados, “sinónimo de irresponsabilidade” e põe “ainda mais em causa a saúde pública”. “Não quer crer a Moreirense Sad, que a LIGA PORTUGAL pretenda a todo o custo, entrar dentro da casa de gente enferma, para realizar um jogo de futebol, que assim desvirtua a competição, a verdade desportiva, e roça o desrespeito pela integridade e saúde dos infetados e de terceiros”, rematou o clube no comunicado lançado na página oficial de Facebook.
Perante o cenário, o Moreirense, que já tinha suspendido os treinos da equipa principal na terça-feira, solicitou à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) o adiamento do jogo por entender que não existiam condições de segurança para a realização do duelo. Após alguma insistência dos cónegos e do Sindicato de Jogadores, a LPFP acedeu ao pedido e adiou a partida.
Do lado do Paços de Ferreira foi emitido um comunicado, esta sexta feira, onde os castores manifestaram a sua disponibilidade para o adiamento do jogo, desde que isso não comprometesse o clube desportivamente. A formação pacense tem como objetivo a qualificação para a Taça da Liga e não pretende que o reagendamento do jogo ponha em causa as suas aspirações.
A LPFP e a FPF chegaram a um concílio com ambos os clubes para uma nova data e o encontro está agora marcado para 1 de dezembro às 21h45. A formação de Moreira de Cónegos volta aos relvados no dia 22 de novembro. Os cónegos deslocam-se ao reduto do Merelinense, numa partida entre minhotos a contar para a Taça de Portugal.