O galardão do grupo empresarial bracarense foi atribuído este ano ao poeta Fernando Guimarães.

O Presidente da República enviou uma mensagem de elogio ao grupo dst na cerimónia que assinalou, esta quarta-feira, os 25 anos do Grande Prémio de Literatura dst. Este ano, o galardão da empresa de construção bracarense distinguiu o poeta Fernando Guimarães pela obra Junto à Pedra.

Na gala que decorreu no Theatro Circo, em Braga, Marcelo Rebelo de Sousa rotolou o dst group como um “mecenas exemplar”, assinalando a importância de um contributo coletivo para a cultura. Na ocasião, o chefe de Estado elogiou ainda Fernando Guimarães “pela seriedade do longo e discreto trabalho intelectual e poético”.

A ministra da Cultura também marcou presença na cerimónia, via streaming. Graça Fonseca considerou que o prémio literário atribuído pelo grupo dst é já “uma referência no panorama da literatura nacional”, dando visibilidade “a autores menos conhecidos da língua portuguesa”. A governante referiu ainda que “seria bom que outros grupos empresariais seguissem o exemplo” da empresa bracarense no apoio à cultura.

Já o presidente do Conselho de Administração do grupo dst, José Teixeira, associou o prémio literário ao contributo cultural da empresa que, entre outros eventos, apoia a Feira do Livro de Braga. A iniciativa foi também ressalvada pelo autarca bracarense, Ricardo Rio, que destacou a dst no paradigma cultural do concelho, sobretudo numa “altura em que a cidade se quer afirmar Capital Europeia da Cultura”.

O vencedor do 25.º Grande Prémio de Literatura dst, Fernando Guimarães, não pôde estar presente na cerimónia por motivos de saúde. Em sua representação esteve o filho, Jorge Guimarães, que considerou a distinção “uma homenagem à poesia”.

A cerimónia dos 25 anos do prémio da empresa bracarense foi ainda assinalada com a inauguração de uma obra de arte pública. Esta situa-se no Largo de São João de Souto e é da autoria do artista João Alexandrino.

Para além disso, foi criado um roteiro artístico que convidou 25 artistas a criar obras de arte inspiradas em cada um dos livros e autores vencedores do Grande Prémio de Literatura dst. As obras estão agora distribuídas por 25 estabelecimentos do comércio local bracarense.