O protocolo com a Associação Dignitude surgiu em 2018 com o objetivo de ajudar a população mais carenciada. Já contempla 1500 vimaranenses.

Através do protocolo no “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”, o Município de Guimarães garante o acesso a medicamentos prescritos por receita médica a todos os habitantes que sofram de carência económica. Em comunicado, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destaca o “forte empenho do município na vertente social, com a responsabilidade de ajudar quem mais precisa”.

Para ser beneficiário deve submeter-se uma candidatura através da Divisão da Ação Social da Câmara de Guimarães. Depois de aprovada, basta dirigir-se a uma das farmácias aderentes na posse do cartão “ABEM” para adquirirem os medicamentos que precisam gratuitamente. É de salientar que não é solicitada a apresentação de orçamentos, ao contrário dos processos que são apoiados por via do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade.

O projeto tem a adesão de mais de 20 farmácias do concelho. A lista completa pode ser consultada no comunicado da Câmara Municipal de Guimarães.