O pavilhão Parque das Tílias foi o palco do dérbi minhoto que opôs Riba D’Ave HC e OC Barcelos. Na partida da jornada 8 do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, a equipa barcelense venceu por 3-4.
O encontro começou muito equilibrado para os conjuntos. As equipas ganharam confiança e houve bons lances dos dois lados, mas a igualdade no marcador manteve-se durante grande parte do primeiro tempo. Andrés Castaño e Dário Giménez protagonizaram bons lances individuais, mas faltou a finalização.
Apesar do equilíbrio, contabilizaram-se algumas faltas. Luís Querido, num livre direto, abriu o marcador a 7 minutos do intervalo e deu vantagem à equipa dos galos. Contudo, a vantagem não durou muito porque pouco depois foi a vez de Miguel Fortunato também converter um livre direto.
Com um empate no marcador, as equipas tornaram-se mais agressivas e procuraram o golo. Nos últimos cinco minutos da primeira parte houve muitos lances de perigos dos dois conjuntos. Apesar disso, o Riba D’Ave conseguiu aumentar a vantagem antes do final, por intermédio de Gustavo Pato.
Ao soar o apito para o intervalo, o marcador assinalava a superioridade numérica dos famalicenses. No recomeço da partida, as equipas queriam fazer melhor e voltaram ao campo com muita intensidade.
O ritmo do encontro ficou cada vez mais pesado e, a 22 minutos do final, o OC Barcelos conseguiu empatar a partida. Dário Giménez fez o primeiro na contagem pessoal na conversão de um livre direto. Depois do golo, as equipas voltaram a estar muito fortes no ataque.
O terceiro tento dos barcelenses chegou a 11 minutos do final. Novamente Dário Giménez, na cara de Diogo Fernandes, bateu o livre direto e fez o 2-3 no marcador. Contudo, minutos depois foi a vez de o Riba D’Ave HC empatar a partida. Andrés Castaño não facilitou e, num livre direto, fez o 3-3.
O OC Barcelos estava um pouco mais apagado no jogo, mas Tomás Pereira carimbou o seu nome na lista dos marcadores e fechou o placard em 3-4. Num jogo muito equilibrado, os barcelenses levaram os três pontos.
Com este resultado, a equipa de Riba D’Ave fica na última posição da tabela com três pontos somados e enfrenta, na próxima jornada, o FC Porto. Já o OC Barcelos está na quarta posição e vai confrontar o SC Tomar.
Recorde ainda: HC Braga volta a perder no campeonato frente ao SC Tomar