Num ano que não permite as festividades habituais na academia minhota, a Ordem Profética da Universidade do Minho faz um espetáculo de homenagem.

Esta segunda-feira, dia 30 de novembro, a OPUM DEI apresenta um espetáculo virtual de comemoração do Dia da Restauração da Independência. Em comunicado à imprensa, são expostas algumas das expectativas para o espetáculo.

O grupo cultural explica que “este ano o palco será diferente, no entanto fica a promessa de que, como sempre, tudo será igual”. Não querendo adiantar detalhes, o coletivo revela ainda que “Récita 1.º de Dezembro – The Opum Show” conta com a presença de duas figuras que subiram ao estrelato durante a quarentena. Para acalmar os ânimos, deixam explícito que “não é o Ronaldo”.

O 1.º de Dezembro é uma data-símbolo da Independência de Portugal, após 40 anos de domínio Filipino. Alegadamente, os estudantes da cidade de Braga (Colégio de S. Paulo) foram os primeiros a dar as boas vindas a D. João IV no dia 1 de dezembro de 1640. “Qualquer atividade académica é importante e não se pode deixar morrer as tradições que acompanhamos desde o início”, afirma o grupo cultural.

A “Récita – 1.º de Dezembro” é um evento organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho e junta todos os grupos culturais da academia para celebrar os heróis de 1640. Este ano, a OPUM DEI decidiu homenagear o evento e vai transmitir o seu espetáculo às 21 horas nas plataformas digitais Instagram, Facebook e Youtube.