O evento decorreu via online, na página de facebook do evento, e presencial, nos cinemas do Nova Arcada.

Na sessão de encerramento da 18ª edição do Bragacine, realizada na sexta feira dia 20 de novembro, foram entregues 13 prémios cinematográficos, juntamente com a visualização de 12 filmes e curtas-metragens, no Cineplace do Nova Arcada.

A sessão de encerramento iniciou-se com a visualização do filme de animação “A minha vida de Courgette”, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação. O momnento foi seguido pelas homenagens a diferentes entidades ligadas à Sétima Arte.

Houve também espaço para um momento que contou com a homenagem a diversos artistas, como Maria João Monteiro, que participou em várias novelas da televisão portuguesa sendo uma delas “Coração D’Ouro”, e Sofia Froes, que participou na série “Maria e as outras”, na categoria de Melhores Atrizes. Luís Cardoso, fundador do CineClube de Braga, Carlos Coelho Castro, professor da ESMAE, que celebra o 20º ano como profissional de cinema, e Francisco Vidinha, diretor de fotografia e fotógrafo do filme “A Parede”, foram também homenageados.

Após as homenagens, foram entregues os diplomas Augusta. O filme “A boca do inferno” arrecadou os prémios de Melhor Argumento, entregue a Jaime Monsanto. Foram ainda galardoados António Costa Valente (Melhor Produtor), Luís Porto (Melhor Realizador), Manuel Pinto Barros (Melhor Fotografia) e Luís Porto ( Grande Prémio BragaCine e PBJ). O filme “Blue 52” venceu o prémio Melhor Escola, com Catarina Nascimento a levar o prémio. “Confinamento descontente” levou o galardão de Melhor Ator, entregue a Jorge Castro Guedes e Melhor Curta – Metragem com Rui Nunes.

A sessão terminou com os filmes “Harriet” de Kasi Lemmons, premiado com o Óscar de Melhor Atriz, “Daddy’s Girl” e “Deathcember” de Julian Richards e o filme premiado com o grande prémio BragaCine, “A Boca do Inferno”, e o premiado para melhor Curta-Metragem, “Confinamento Descontente”. O evento teve como apresentador Artur Moreira. Os júris da edição foram Maria João Monteiro, Anabela Branco de Oliveira, Rui Nunes, António Costa Valente e Júlio Fernandes Antão.

Artigo por: José Paulo Lopes e Maria de Pinto Freitas