David Charles Prowse faleceu este sábado, dia 28 de novembro, aos 85 anos. O ator é conhecido por interpretar o vilão Darth Vader na trilogia original de Guerra das Estrelas (1977- 1983).

O ator britânico retratou fisicamente (sendo a voz da personagem a de James Earl Jones) o vilão de uma das trilogias mais conhecidas no mundo. Para além dos filmes onde participou como Darth Vader, David também estrelou, em 2015, um documentário intitulado Eu sou o Teu Pai sobre esse papel. No Reino Unido, Prowse é conhecido como o “Green Cross Code Man”, um super-herói britânico inventado para promover uma campanha de segurança rodoviária para crianças em 1975.

Ao longo da carreira cinematográfica, desempenhou ainda o papel de guarda costas de F. Alexander no filme Laranja Mecânica, de 1971. Como também, o papel de um homem de circo, em 1972, no filme Circo dos Vampiros. No mesmo ano, representou como um minotauro na série Doutor Who e ainda um androide chamado Copper na série “Seres do Amanhã”, em 1973.

O ator marcou presença também em Frankenstein: Casino Royale (1967), O Horror de Frankenstein (1970) e Frankenstein e o Monstro do Inferno (1974). Nas suas aparições mais recentes, destaca-se a sua participação no documentário A Boca das Forças (2015) e no videoclipe de Jayce Lewis da música “Shields” em 2017.

David Prowse sofreu de artrite durante grande parte da sua vida e chegou a ser operado a ambos os quadris e tornozelo. Em 2001, viu o braço esquerdo ficar paralisado seguido do braço direito e foi diagnosticado com artrite séptica causada por uma infeção. No ano de 2009 anunciou que estava com cancro na próstata e foi submetido a radioterapia desde o início desse ano.

Além de ator, David Prowse foi também culturista e halterofilista e ganhou o campeonato de peso pesado britânico nos anos de 1962, 1963 e 1964. Representou a Inglaterra no evento de levantamento de peso no Império Britânico de 1962 e nos Jogos da Commonwealth em Perth, Austrália. Ajudou ainda a treinar Christopher Reeve para o papel de Super-Homem no filme de 1978.

Prowse também se tornou consultor de fitness da Harrods e chegou a personal trainer de muitas celebridades. Abriu ainda vários ginásios com o seu nome, como o The Dave Prowse Fitness Center, em Londres. O ator foi nomeado membro da Ordem do Império Britânico (BEM), em 2000, pelos serviços prestados à caridade e à segurança no trânsito.