Foi debatida a atuação dos jovens no desenvolvimento das cidades e o seu papel no contexto pandémico.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou esta sexta-feira, 13 de novembro, na “Happy City Conference”. Esta foi uma iniciativa online planeada pela “Citizen Y Resource Centre”, que integra a Rede Europeia de Capitais da Juventude. A conferência foi moderada por András Farkas, da “Citizen Y Resource Centre”.

Durante a conferência, foram revelados resultados de um estudo que analisou as atitudes e as preocupações de cerca de 7.700 jovens face à Covid-19. Este estudo foi realizado entre os meses de maio e julho, abrangendo jovens entre os 14 e os 30 anos.  Além da cidade de Braga, foram inquiridos jovens de Amiens (França), Cluj-Napoca (Roménia), Klaipeda (Lituânia), Maribor (Eslovénia), Novi Sad (Sérvia), Tessalónica (Grécia) e Varna (Bulgária).

O estudo revelou que a maioria dos jovens bracarenses inquiridos deu nota positiva à forma como a Cidade geriu a pandemia. Mais de metade dos jovens afirma ter ajudado a cidade através da participação em ações solidárias.

Ricardo Rio, através destes resultados, acredita que os jovens têm uma visão positiva sobre a realidade das suas cidades. “Estes dados revelam ainda que os jovens têm vontade de se envolver em soluções e projetos que beneficiem não apenas os seus pares, mas também a sociedade em geral”, salienta o edil. O autarca esclarece ainda que Braga tem procurado encorajar os mais novos relativamente à participação na vida da cidade, sendo que a mesma é atualmente reconhecida como Cidade Amiga dos Jovens.

Para além da presença de Ricardo Rio, a conferência contou com a presença de Emil Boc, autarca de Cluj-Napoca (Roménia), Judit Balogh, coordenadora do projeto de cooperação estratégica Europe Goes Local (Bruxelas, Bélgica), Barbara Bulc, diretora da Global Development Initiative (Genebra, Suíça) e Vukašin Grozdanovic, coordenador da OPENS 2019 Capital Europeia da Juventude (Novi Sad, Sérvia).