O presidente desde 2019 anunciou a recandidatura na página pessoal do Facebook este final de tarde.

Rui Oliveira, aluno do mestrado integrado em Engenharia Mecânica, é o primeiro a apresentar candidatura à presidência da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). “Após uma ponderada reflexão”, o candidato revelou a sua intenção de se recandidatar “acompanhado por uma equipa empenhada, competente, criativa e exigente, ao serviço da Melhor Academia do País”.

O estudante da academia minhota apresentou a sua candidatura esta segunda-feira na sua página de Facebook. Na publicação lê-se que quer “construir uma Academia 5.0, com todos e para todos!”. Acrescenta que problemáticas como os direitos humanos, as alterações climáticas, e mais recentemente a pandemia necessitam igualmente de “cidadãos 5.0, cidadãos comprometidos, competentes, corretos, tolerantes, solidários, criativos e proativos”.

Assim, as associações académicas “devem assumir-se como verdadeiros exemplos de transformação social, num caminho progressivamente mais justo e inclusivo para toda a sociedade”. A candidatura à presidência deste ano baseia-se na “construção de um espaço ativo e determinado na defesa dos valores da Humanidade”.

Em 2016, Rui Oliveira iniciou o seu percurso como colaborador da Associação Académica no Departamento Pedagógico. Em 2017, tomou posse na Direção da AAUM, como diretor do Departamento Pedagógico por Guimarães. No ano de 2018, tomou posse como Secretário e responsável pela Formação, sendo que posteriormente assumiu o cargo de Presidente-adjunto. Desde maio de 2019, também assume funções como membro do Conselho Geral da Universidade do Minho. Mesmo ano em que foi eleito presidente da AAUM pela primeira vez.