Numa nota informativa enviada aos alunos, o reitor da Universidade do Minho esclarece o ponto de situação do Covid-19 até ao momento.
A evolução da situação da pandemia levou à declaração do Estado de Emergência e à imposição de medidas restritas. Em relação à academia minhota, Rui Vieira de Castro apela à “responsabilidade de todos os membros da Universidade do Minho no processo de prevenção e resposta à pandemia da doença Covid-19”.
O responsável pede que se continuem a cumprir todas as regras estabelecidas pelas autoridades de saúde e pelo plano de contingência da instituição. “É obrigatório o uso de máscara em todos espaços interiores. O mesmo se aplica nos espaços exteriores, sempre que o distanciamento físico se mostrar impraticável”, relembrou.
A Comissão de Elaboração e Gestão do Plano de Contingência Interno Covid-19, em articulação com as autoridades de saúde, tem acompanhado a evolução da situação na UMinho. Assim sendo, “não se registam, de momento, nenhum surto com origem na Universidade”, lê-se no comunicado.
Na nota também se pode ler que, desde a emissão da nota informativa anterior, foram registados 39 novos casos de infeção. Assim, perfaz um total de 151 casos confirmados. O reitor apela ainda aos estudantes para que continuem a usar o formulário colocado no Portal Académico, uma vez que “o uso desta ferramenta é crucial para uma vigilância contínua dos impactos da pandemia na Universidade”.