Os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) abriram as candidaturas à campanha suplementar no âmbito do Programa de Apoio Informático a Estudantes. O objetivo é que todos os alunos consigam ter acesso a meios que lhes permitam o ensino online.

A campanha vai ser lançada em breve. O pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica conta com “espirito de co-responsabilidade de todos os estudantes”. Isto para que todos colaborem com os colegas que não têm os meios necessários.

Os SASUM reabriram também as candidaturas para o Programa de Apoio Informático a Estudantes. O serviço visa o empréstimo de equipamentos e pacotes de rede de internet com vista a “mitigar” as dificuldades sentidas no ensino à distância.

Apesar das dificuldades sentidas, o arranque do ano letivo tem sido feito de uma forma segura e tranquila sendo que a UMinho tem acompanhado as dificuldades que vão surgindo ao longo da pandemia. As candidaturas para o programa podem ser feitas no site dos SASUM.

Com o número de casos de Covid-19, a academia minhota tem adaptado as salas para o ensino à distância. O pró-reitor referiu também o contributo das formações intensivas dos docentes que tem ajudado a uma adaptação a esta fase de utilização das tecnologias. Manuel José Costa referiu ainda que a Universidade do Minho vai explorar a centralização de programas nomeadamente ao nível da Medicina e da Psicologia para que cheguem aos alunos que necessitam deles.