A oradora explica que o mais importante é a mudança de mentalidades.

A organização Society Loving The Planet Minho organizou a palestra “#No ambiente certo” esta quarta-feira em direto da página de Facebook. A iniciativa conto com Marta Machado, fundadora do blog “Mãe Natureza”, sobre hábitos sustentáveis do dia a dia.

Marta Machado destaca a importância da mudança das mentalidades. “Sem fundamentalismos e sem forçar ninguém, aos poucos e poucos as pessoas vão mudando”. “Se os jovens são importantes, as crianças são fundamentais. Nós, enquanto pais e educadores, temos de ser agentes de mudança”, considera.

A responsável demonstra também como pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia podem, de facto, fazer uma grande diferença. Assim, apresenta algumas dicas: ter mais cuidado com a alimentação, confecionar em casa, comprar fruta e vegetais biológicos da época nos mercados a granel, ter em atenção a origem dos produtos ler bem os rótulos. Deixa ainda a sugestão de criar um sistema de compostagem em casa e de investir numa “boa garrafa de água reutilizável”.

A propósito do chamado fast fashion, Marta Machado afirma que “muitas vezes compramos por impulso e que, por isso, há muito desperdícios”. Então, sugere comprar apenas quando é realmente necessário e “quando se comprar, comprar em segunda mão, comprar com consciência”.

No final, quando questionada sobre a questão da reciclagem, esta referiu que “reciclar não é a solução”. Isto porque “é necessária uma quantidade gigante de produtos para que este seja reciclado, sendo que o mesmo sempre perde qualidade”. Por este motivo, crê que “temos de pensar antes”, isto é, reduzir o consumo de plástico.

Para terminar, Marta Machado deixou uma mensagem final a todos os que estiveram presentes sobre “nunca acharmos que por sermos só nós, não vale a pena fazer”, dado que, “todos nós temos um poder que nem imaginamos, porque podemos influenciar os demais”.