O espaço situado na cidade de Guimarães vai ser inaugurado a 24 de junho para receber os alunos da Universidade do Minho.
As previsões da Câmara Municipal vimaranense apontam para que as licenciaturas em Artes Visuais e Teatro da academia minhota possam começar a funcionar no antigo Teatro Jordão e na Garagem Avenida no próximo ano letivo. O término das obras está previsto para abril ou maio sendo a inauguração a 24 de junho, data em que se comemora o “Dia 1 de Portugal” no concelho.
A vereadora da Educação e da Cultura explica que a conclusão do processo depende da situação pandémica, mas o objetivo é que em 2021/22 esteja a funcionar. O edifício do antigo Teatro Jordão e a Garagem Avenida vão acolher o Conservatório de Guimarães, destinado ao ensino básico e secundário, além dos cursos de Teatro e de Artes Visuais da Universidade do Minho.
Adelina Pinto confessa que existe também a vontade de acolher o Departamento de Música para concentrar todas as áreas culturais da academia minhota em Guimarães. No entanto, este é um processo que depende da Universidade e que depois será negociado.
Apesar das três áreas, o espaço será divido nas áreas especificas, mas também em locais comuns. A vereadora está aberta a cocriações para conseguir consolidar “a conjugação de duas dimensões, a cultural e a educativa”.